Pitiríase Rósea

Me chamou atenção o número de pacientes que venho atendendo com o diagnóstico de PITIRÍASE RÓSEA: uma doença de pele que costuma surgir durante meses mais frios, como outono, primavera e inverno. É uma doença de natureza benigna mas que exige uma avaliação minuciosa pois é muito parecida com várias outras doenças, simulando micoses e até sífilis.

Decidi escrever algumas informações sobre ela:

👉 Na pitiríase rósea, surgem pequenas manchas rosadas e um pouco descamativas, muito comum em adultos jovens. O aparecimento geralmente é súbito.

👉 Geralmente, as lesões começam por uma mancha grande e única, podendo atingir até 5cm, conhecida como "medalhão", sendo seguidas por outras lesões menores e ovais. Em 20-40% dos casos não é possível encontrarmos essa lesão maior quando examinamos o paciente.

👉 Na sua forma típica, costuma aparecer nas costas, peito e região proximal dos membros.

👉 A doença tende a se resolver dentro de dois a três meses, deixando manchas escuras que podem permanecer até 5 meses em alguns casos.

🚨Geralmente as lesões não coçam, mas 25% dos pacientes se queixam de muita coceira, confundindo ainda mais o diagnóstico.

.

🚨Vários casos estão associados a alguma infecção viral como resfriado ou até mesmo a estresse (Comum nos últimos meses né galera?)

.

🚨É comum confusão quanto ao diagnóstico, já que pode “simular” algumas doenças, por isso é importante procurar o dermatologista para esclarecimentos e tranquilizar sobre o curso benigno deste quadro.⠀

.

📌 Eaí, ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente!

#vrdermatologia #dermatologiadeverdade #evidenciacientífica #cuidadoscomapele