• Valéria Rossato

Carcinoma Basocelular - o câncer mais frequente de todos!

Vamos chamá-lo de CBC (Carcinoma BasoCelular). Este câncer de pele está muito associado com a radiação solar. Diferente do segundo câncer de pele mais frequente, que é o Carcinoma Epidermóide, este câncer de pele está mais associado com a exposição ä radiação de forma intermitente, principalmente em idades mais jovens (aqueles torrões que tomávamos no inicio do verão durante a adolescência, lembram? Ou durante uma partida de futebol sem camisa, né meninos?).

Geralmente se manifesta em pessoas acima de 40 anos. Muito raramente esse câncer evolui com metástases, mas se não diagnosticado e tratado precocemente, pode evoluir com desfiguração e necessidade de cirurgias maiores.

A lesão pode ser uma bolinha vermelhinha, com aspecto que chamamos de perolado, ou pode ser até marrom azulado, devido aos ninhos ovóides que vemos na dermatoscopia. O exame com dermatoscópico é o melhor para diagnóstico precoce dessas lesões.

O tratamento é sempre cirúrgico e, dependendo do tamanho, local ou subtipo, pode ser indicado cirurgia de Mohs para retirada.

Vamos tentar conscientizar os jovens da exposição solar?

Faça um diagnostico precoce, mantenha suas revisões de pele em dia! Qualquer dúvida estamos a disposição.





#Câncerdepele #Exposiçãosolar #RadiaçaoUltravioleta #Carcinomabasocelular


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

©2020 por VR Dermatologia. Orgulhosamente criado com Wix.com